Onde Estou : Início > Histórico

Histórico

Histórico
 Município de Mangueirinha está localizado na histórica região dos Campos de Palmas onde as primeiras penetrações civilizadoras ocorreram por volta de 1720. A origem do nome representa o diminutivo de mangueira (curral), lugar onde se recolhe o gado. Antigamente ali existia mangueira que pelo seu pequeno tamanho era chamada de mangueirinha. Em Mangueirinha está localizada uma reserva indígena com duas tribos, os Guaranis e os Kaiguangues, que sobrevivem de suas plantações e de seu artesanato. Criado através da Lei Estadual nº 533, de 21 de novembro de 1946, e instalado em 30 de novembro do mesmo ano, foi desmembrado de Clevelândia. Dia 16 de fevereiro de 1948 foi feita a primeira sessão da Câmara Municipal de Mangueirinha, tendo como primeiro presidente o Senhor Frederico Marins. Hoje estamos na décima quinta legislatura da Câmara Municipal de Mangueirinha e seu presidente é o senhor Claudio Manoel Manelli Santos. O prédio da Câmara Municipal tem o nome do ex-vereador: Expedicionário Jocelim Tossulino.

Data de Fundação: Lei Estadual nº 533, de 21 de novembro de 1946, e instalado em 30 de novembro do mesmo ano, foi desmembrado de Clevelândia.
Habitantes: 17.119 (IBGE 2007).
Eleitores: 13.599 (Eleitores Aptos fonte:TRE-PR 06/2009).
Gentílico: Mangueirense 
Distância da capital do estado: 444 km.

Em nossa cidade está localizada a Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga.

A Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga, anteriormente conhecida como Usina de Salto Segredo, é uma usina da Companhia Paranaense de Energia - COPEL, localizada no Rio Iguaçu, no município de Mangueirinha na região sudoeste do estado do Paraná.
É a segunda maior usina da Copel em capacidade instalada, com 1260 MW de potência instalada, apenas 20 MW a mais que a Salto Caxias.
A Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga foi a primeira usina hidrelétrica do Brasil a ter um projeto de impacto ambiental. Outro dado curioso é que esta usina usa de um artifício inovador para aumentar a sua capacidade de produção de energia. Como o local onde ela está instalada fica a apenas 2 km do local onde o Rio Jordão deságua no Rio Iguaçu, a Copel criou uma segunda barragem no Rio Jordão e construiu um túnel de 4703 m de comprimento e 9,5 m de diâmetro para interligar as duas barragens. Esta obra acrescentou cerca de 10% a mais de capacidade de produção de energia para a usina. A barragem principal da Usina Ney Braga tem um comprimento de 700 m e impressionantes 145 m de altura. O nível do reservatório fica a aproximadamente 640 m de altitude. As unidades geradoras são em número de quatro, cada qual com 315 MW de potência.
HINO DE MANGUEIRINHA
I

COM TRABALHO INCANSÁVEL
DE UM POVO DESBRAVADOR
TOMBANDO A TERRA E PLANTANDO
COM CHUVA, FRIO E CALOR
SURGIU NOSSA MANGUEIRINHA
COM SEU BELO RESPLENDOR

II

TERRA FÉRTIL, BERÇO NOBRE
DE BELEZAS NATURAIS
ONDE CRESCEU MAJESTOSOS
NOSSOS LINDOS PINHEIRAIS
FORNECENDO A SOMBRA AMIGA
AOS BONITOS MANANCIAIS

REFRÃO

SOBRE OS GALHOS DOS PINHEIROS
NOSSA GRALHA AZUL SE ANINHA
DANDO MAIS BELEZA AINDA
AS MATAS DE MANGUEIRINHA

III

POR ÍNDIOS, NEGROS E BRANCOS
DEU-SE A SUA INTEGRAÇÃO
A CADA DIA PROGREDIMOS
FITANDO COM ATENÇÃO
UM OLHO PARA O PROGRESSO
E OUTRO NA PRESERVAÇÃO

IV

O TEU VERDE ERVA-MATE
É SÍMBOLO DE ESPERANÇA
NOSSO PAI CELESTIAL
NOS BRINDOU COM A BONANÇA
SOBRE AS ÁGUAS DO IGUAÇU
TU BRINCAS IGUAL CRIANÇA

REFRÃO

SOBRE OS GALHOS DOS PINHEIROS
NOSSA GRALHA AZUL SE ANINHA
DANDO MAIS BELEZA AINDA
AS MATAS DE MANGUEIRINHA
Voltar

Rua: Dom Pedro II, nº64
Fone/Fax: (46) 3243 - 1580
CEP: 85540-000
Mangueirinha-PR
Huner TI Colaborativa
Huner TI Colaborativa